Você já se perguntou o por quê de tantos acidentes continuarem acontecendo nas estradas?
Primeiramente, situações de sonolência e cansaço na estrada são eventos recorrentes entre os motoristas, mas a grande maioria das transportadoras ainda não enxergam o monitoramento de fadiga como uma solução.
Nesse sentido, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.
Um estudo com mais de 10 mil motoristas realizado pela Maxtrack em parceria com a MedNet, aponta os principais riscos envolvendo a forma de condução dos caminhoneiros.
Atualmente, de acordo com o levantamento, 60% das situações de perigo estão relacionadas a fadiga.
Do mesmo modo, a distrações dos motoristas, como o uso do celular, por exemplo, correspondem a 40% das ocorrências de risco na direção.
Nesse sentido, com os resultados da pesquisa somados aos dados de monitoramento dos últimos anos, fica claro que não existe sonolência e distração leve ou truques para reduzir e controlar a fadiga na estrada. Sendo assim, listamos algumas dicas que comprovadamente ajudam nestes pontos.
Vamos lá!
Tecnologia e sensor de fadiga
Utilizar a tecnologia a seu favor é um grande trunfo, então, instalar um sensor de fadiga em seu veículo gerará alertas antes que algo crítico aconteça. O que reduz acidentes, gastos com cargas, conserto de peças e muito mais.
Escolher um sensor moderno é essencial para o sucesso do seu negócio e, além disso, o trabalho de uma torre de fadiga especializada em medicina do trabalho pode te ajudar a traçar o sucesso do seu negócio.
Durma bem e descanse
Grande parte dos problemas de sonolência acontecem por noites mal dormidas e horas excessivas no volante.
Uma boa noite de sono com 8 a 12 horas bem dormidas garante uma jornada mais tranquila. E, obviamente, para dormir bem, dependemos de uma série de outros fatores e, por isso, reforçamos a importância de uma empresa de fadiga especializada para potencializar seus cuidados pessoais pois um funciona melhor com o outro.
Realize exames periódicos
Sabemos que a rotina de quem trabalha nas estradas muitas vezes acabam dificultando os cuidados com a saúde. Por isso, pelo menos uma vez ao ano é recomendado aquele check-up completo para acompanhar sua saúde.
Converse com seu médico sobre medicamentos que você utiliza e possíveis efeitos colaterais para sua profissão.
Fique longe das distrações no volante
Celular, rádio, itens não essenciais no painel, entre outros. Tudo isto pode causar pequenas distrações e gerar grandes acidentes uma vez que a atenção no volante é um fator essencial.
Sem dúvidas, atender chamadas e responder mensagens, deve ser feito somente com o veículo parado pois na estrada um segundo faz toda a diferença.
Itens soltos na cabine? Nem pensar!
Encoste o veículo
Não existe segunda chance: ao menor sinal de fadiga, cansaço e desatenção, encoste o veículo na primeira parada autorizada e descanse porque isso é decisivo na estrada.
Vale avisar a equipe de trabalho sobre o ocorrido e prezar pela sua segurança. Afinal, viagem boa é aquela em que se chega ao destino. Certo!?
Não negligencie o básico, porque ele também pode gerar acidentes gravíssimos. Por isso, o óbvio também merece ser reforçado e tido como essencial.
Gostou do conteúdo? Confira outros títulos sobre monitoramento de fadiga aqui no blog.