Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento?

Os conceitos de rastreamento e monitoramento são muito confundidos, visto que as duas funcionalidades costumam andar juntas. Mas sim, existem diferenças entre o que chamamos de rastreamento e o que chamamos de monitoramento.  

Acima de tudo, é interessante saber a diferença entre as elas para momentos de contratação de serviços ou realização de exigências para transportadoras. Nesse post vamos te contar as espeficidades dos dois conceitos e onde ambos convergem.   

Continue lendo!  

Os conceitos de rastreamento e monitoramento 

O rastreamento se atém basicamente à localização geográfica, seja de um veículo ou ativo. Para isso, equipamentos enviam dados de localização para o sistema de acompanhamento e podem ser averiguados em tempo real por gestores ou clientes, dependendo do objetivo da operação.  

Já o monitoramento é uma solução mais completa que, além da localização do veículo, pode incluir funções como telemetria, rotograma, controle de gasto de combustível e bloqueio do veículo em situações de risco.  

Portanto, rastreamento costuma ser parte integrante de uma solução de monitoramento. 

Entendeu a diferença? Continue lendo para saber a importância de investir em monitoramento para sua frota  

Por que monitorar sua frota?  

Se você possui uma grande frota, com certeza já pensou na necessidade de aderir a algum tipo de monitoramento de veículos ou solução de logística. Isso porque é fundamental acompanhar de perto as etapas da operação, cumprir ordens de serviço e conduzir de forma organizada as entregas em responsabilidade da empresa. 

Monitorar a carga pode aparecer como demanda espontânea para melhorar a operação ou exigência de determinada contratante como parte de estratégia de gerenciamento de risco.  

Independentemente de onde surge a essa dor, os benefícios do monitoramento são abrangentes e podem incluir desde a localização do veículo em tempo real (rastreamento), até controle de jornada de trabalho dos motoristas e economia de combustível.  

Quer saber mais? Leia também Monitoramento de Carga: mais segurança para toda a sua operação.