Você conhece as separações de tipos de carga existentes no transporte rodoviário? Leia o post completo para conhecer quais são elas e quais os cuidados especiais em seu manuseio e locomoção.
Dos modais de transporte – ferroviário, hidroviário, aéreo, rodoviário – este último é o mais utilizado no Brasil atual, representando em média 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais de 60% da movimentação de cargas no país. Dessa forma, era previsível que surgissem várias classificações de tipos de carga no transporte rodoviário, cada uma com as suas especificidades a serem levadas em consideração durante o transporte.
Por exemplo, existem as chamadas cargas secas, as cargas perigosas, as especiais e também as indivisíveis. Entretanto, você sabe quais implicações cada uma dessas nomeações carrega? De que grupo de ativos estamos falando quando os caracterizamos com um título?
Continue lendo para conhecer 13 tipos de carga no transporte rodoviário:
- Cargas Perigosas
- Especiais
- Indivisíveis
- Cargas Secas
- Frágeis
- A granel
- Frigorífica
- Carga viva
- Contêineres
- Veículos
- Minério e cimento
- Medicamentos
- Alto valor agregado
1 Cargas Perigosas
As cargas perigosas dizem respeito aos ativos em transporte que podem colocar em risco a segurança de trabalhadores, bens de utilidade pública ou privada, bem como ao meio ambiente. Nesse sentido, estamos falando de cargas que apresentem risco de explosões, como gases ou líquidos inflamáveis, combustíveis, oxidantes, produtos infecciosos ou venenosos, ativos radioativos, além de corrosivos ou poluentes.
Para transportar esse tipo de carga é preciso desde caminhões especiais até documentação específica, incluindo sinalização com a classificação de riscos estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Leia também: Monitoramento de carga: Mais segurança para a sua operação.
2 Transporte de Cargas Especiais
Como o nome já diz, Cargas Especiais são aquelas que precisam de cuidados específicos durante o transporte para evitar danos no trajeto desde a saída da transportadora até a chegada ao destino. São cuidados com armazenamento, temperatura, empilhamento, etc.
Alguns exemplos de tipos de carga que são consideradas especiais são:
- Congeladas: os cuidados incluem manter o resfriamento necessário para sustentar o congelamento do ativo, que geralmente se tratam de alimentos.
- Líquidas: atenção ao transporte deve incluir desde incidência de luz solar, que pode alterar o gosto e a coloração da bebida, resfriamento e também o acondicionamento no caso de embalagens de vidro.
- Pesadas: além dos procedimentos recomendados de velocidade em pista seca e molhada, é preciso se atentar às capacidades do veículo, tanto em kg quanto em dimensões do ativo em transporte.
3 Ativos Indivisíveis
As Cargas Indivisíveis dizem respeito às cargas unitárias com dimensões excedentes ao comum, ou seja, distintas aos limites de livre circulação regulamentados por lei. Esse tipo de carga requer veículos especiais com grande capacidade, incluindo dimensões, estrutura e até condutor especializado.
Para realizar o transporte destes tipos de carga é necessária uma licença chamada “Autorização Especial de Transporte“, que frequentemente é válida por 90 dias. O condutor deve portar o documento durante todo trajeto e, nesse meio tempo, apresentá-la quando necessário.
São exemplos de cargas indivisíveis: maquinário de uso industrial ou agrícola, equipamento de construção civil, pás eólicas, peças de avião, transformadores, estruturas metálicas, rochas, entre outros.
4 Tipos de carga: transporte de Cargas Secas
Um dos tipos de carga mais comum de transporte rodoviário são as Cargas Secas. Esse tipo de carga costuma ser movimentada em caminhões baú comuns, sem necessidade de refrigeração ou de proteção térmica.
Geralmente, Cargas Secas são mercadorias não perecíveis como industrializados, grãos em fardos, materiais de construção, madeira, ferragens, vestuário, entre outros. Também são cargas com pouco risco de dano, a não ser aqueles ocasionados por fatores externos ou extremos.
5 Transportes do tipo Cargas Frágeis
Garrafas de bebidas destiladas ou fermentadas, antiguidades, espelhos e cerâmicas são alguns dos ativos caracterizados como Cargas Frágeis. Como você pode imaginar, devido à sua natureza delicada e passível de dano, o transporte deve ser cuidadoso.
Dentre as especificidades de transportar Cargas Frágeis estão a importância de identificação da embalagem e cuidados com o armazenamento e posicionamento para o transporte. Informações como número máximo de caixas para empilhamento e indicação de fundo e topo são fundamentais para preservar o produto.
Além disso, o acondicionamento correto das embalagens, sem folga entre um produto e outro, é importantíssimo para evitar danos.
6 Transporte de ativos à Granel
O transporte à granel é responsável por uma das matérias primas mais importante em nosso país: os grãos. Sua principal característica é ser transportada em estado natural, ou seja, sem embalagens e geralmente em volumes maiores.
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, o transporte de mercadorias à granel deve ser protegido por lonas ancoradas ao veículo. As lonas devem cobrir totalmente as mercadorias, evitando acidentes de trânsito e também o desperdício.
Além de grãos, também podem ser considerados no transporte à granel itens como carvão, madeira, ferro e pedras.
7 Carga Frigorífica
O tipo de carga que necessita de refrigeração com temperaturas específicas é chamado de carga frigorífica. Em sua grande maioria, se refere a produtos alimentícios, mais especificamente, carne. Para produtos refrigerados, a média de temperatura é entre 0°C e -10°C enquanto que, nos congelados, a temperatura pode chegar à -20°C.
Para esse tipo de carga, o transporte é um momento crítico. Os caminhões frigoríficos devem ser mantidos com a manutenção e higienização em dia, pois transportam produtos extremamente sensíveis e passíveis à contaminação ou perda.
8 Transporte de Cargas Vivas
Juntamente com o transporte tipo à granel, o transporte de cargas vivas é um dos mais importantes para a economia nacional, principalmente quando falamos de bovinos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil bateu um novo recorde em 2021, chegando a 224,6 milhões de cabeças espalhadas em todo território nacional. O transporte de gado não contraria a realidade do país, sendo realizado principalmente no modal rodoviário.
Por se tratar do transporte de animais vivos, que merecem tratamento adequado e condições saudáveis de permanência, é um tipo de carga que precisa de tato durante o processo de movimentação.
O Conatran regulamentou esse tipo de transporte de carga em 2020, indicando as adaptações necessárias ao veículo responsável pelo transporte dos animais. Essas adaptações incluem:
- Permitir a circulação de ar no interior do veículo
- Adaptar o espaço para que o animal consiga permanecer de pé
- Possuir piso antiderrapante
Por fim, é necessário que o veículo seja homologado pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) como um VTAV (Veículo para Transporte para Animais Vivos).
9 Contêineres
Apesar de sua principal forma de transporte ser o modal marítimo, existem caminhões projetados para o uso de contêineres, o que auxilia bastante na logística de ativos após sua chegada ao Brasil.
Não existe restrição específica para os tipos de cargas que podem ser transportadas em contêiners, desde que sua estrutura seja adaptada para recebê-las. Cargas secas, pesadas, frágeis ou até perigosas podem utilizar esse recurso.
10 Transporte de veículos
Para transportar veículos novos, saindo de fábrica, ou levar carros usados para novos donos em diferentes estados, o transporte rodoviário também é o mais utilizado.
Para transportar veículos como carros de passeio ou motos, os caminhões utilizados geralmente são de grande extensão – caminhões-cegonha. Esses caminhões carregam em média 11 veículos de pequeno porte e, por terem grande extensão, são uma operação de grande complexidade, sem mencionar o valor agregado da mercadoria em transporte.
11 Tipos de carga: minério e cimento
Como opção para o transporte de minério e cimento, existem dois modais: dutoviário e rodoviário. No Brasil, o modal dutoviário não tem grande expressividade, portanto, seu alcance em termos de distância é baixo. Por isso, o modal rodoviário é utilizado como recurso.
Cargas como minério e cimento podem ser transportadas ensacadas ou brutas, com proteção adequada para impossibilitar o contato da matéria-prima com líquidos.
A documentação necessária para o transporte desse tipo de carga são os mesmos referentes à transportes de mercadorias no geral: Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDFe). Ambos devem ser solicitados na Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) do estado correspondente.
12 Transporte de medicamentos
Assim como as cargas frágeis e as refrigeradas, medicamentos precisam de diversos cuidados durante seu manuseio e transporte.
É preciso se atentar ao tipo de medicamento, se ele precisa de abrigo da luz solar, se necessidade de refrigeração ou alguma outra condição específica. Além disso, também deve-se assumir cuidados semelhantes às cargas frágeis, com embalagem, agrupamento e empilhamento de caixas.
13 Produtos de alto valor agregado
Por fim e não menos importante, há o tipo de carga de alto valor agregado. Essas mercadorias trazem consigo um grande desafio para embarcadoras e transportadoras, já que, além dos detalhes de acondicionamento, também é necessário se preocupar com proteger o veículo de furto e/ou roubo durante o trajeto.
Medicamentos especiais, pedras preciosas e equipamentos eletrônicos são alguns exemplos de carga de alto valor agregado.
A prioridade dessas operações é garantir a integridade da mercadoria até o destino. Para isso, muitas empresas têm investido em soluções de rastreamento e monitoramento, além de soluções de Gerenciamento de Risco.
Tecnologia a favor da segurança em operações de transporte de carga
Independente do ativo em transporte, cada vez mais se torna necessário aderir à uma solução de monitoramento para operações de transportes de carga. Principalmente se tratando de grandes frotas, monitorar a operação pode ajudar a melhor a logística da empresa, manter as ordens de serviço em dia e aumentar a segurança do motorista e dos ativos em transporte.
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