Suas operações logísticas geram muitos gastos? Sobretudo, sabemos que a principal preocupação financeira em grandes frotas são os gastos com diesel. Por isso, conheça nossas dicas para economizar combustível e tornar sua operação mais eficiente.
Com o preço da gasolina e do diesel atingindo maiores níveis a cada ano, como aponta um levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), as altas consecutivas têm gerado impactos diretos na cadeia de distribuição, pois acabam afetando o valor final dos produtos. O consumo de combustível é definido por uma série de fatores, como: distância percorrida, excesso de carga, manutenção do veículo, condução, dentre outros. Ou seja, a qualidade da rota escolhida e o modo de dirigir refletem diretamente nos gastos.
Diante disso, a otimização das rotas e a direção eficiente têm sido a solução procurada por empresas de todos os segmentos para tornar suas operações muito mais produtivas e reduzir consideravelmente os custos com esse fator. Quer saber como economizar combustível na sua frota? Continue a leitura!
Mitos e verdades sobre economia de combustível
É comum que muitos ainda tenham dúvidas sobre o que realmente contribui – ou não – para a economia de gasolina e diesel, por isso, elencamos os principais mitos e verdades acerca do tema. Veja a seguir:
Acelerar de forma gradativa gasta menos combustível? VERDADE!
Acelerar gradativamente e trocar as marchas com atenção à rotação do veículo evita queima desnecessária de combustível, extraindo o máximo do seu rendimento. A prática de “escutar o veículo” e conduzir de forma amigável, sem arrancadas ou freadas bruscas, auxilia na economia e na própria conservação do veículo.
Gasolina aditivada rende mais? MITO!
A diferença entre a gasolina comum e a aditivada é basicamente em relação à limpeza do motor. A gasolina aditivada, como o próprio nome diz, recebe um aditivo que auxilia na limpeza do motor. Isso porque quando está sujo, pode consumir mais combustível, mas o tipo de gasolina por si só não tem maior ou menor rendimento.
Rodar com o veículo carregado afeta o consumo? VERDADE!
Quanto maior o peso, mais exigido será o veículo. O peso requer força e, consequentemente, mais recursos. É importante evitar carregar pesos extras sem necessidade. No que diz respeito à carga, analisar as melhores rotas de entrega também vai afetar no gasto de combustível.
Ponto morto nas descidas é uma forma de economizar? MITO!
Descer em ponto morto consome mais combustível do que descer engrenado na marcha correta. O ideal é aproveitar a inércia do veículo e não acelerar durante as descidas. Além disso, o ponto morto não permite a utilização do freio motor, o que pode colocar em risco a vida do motorista e passageiros em situações de emergência.
Ficar com o motor ligado, enquanto o veículo está parado gasta combustível? VERDADE!
Manter o veículo com motor ligado consome combustível de forma desnecessária, além de desgastar de forma mais rápida o óleo de lubrificação do motor. Aliás, deixar a ignição ligada, mesmo com o motor desligado, afeta a carga da bateria, provocando desgaste prematuro.
Andar na reserva gasta mais combustível? MITO!
O senso comum de que o tanque na metade ou abaixo disso aumenta a evaporação do combustível é um mito. Existe um nível de evaporação inevitável, mas ela é irrelevante para a contagem da economia final.
Leia também: Monitoramento de carga: mais segurança para a sua operação.
A condução eficiente auxilia na economia de combustível
A fim de evitar os gastos desnecessários, o motorista precisa conduzir o veículo de maneira correta, livres de vícios de direção. Para isso, elencamos algumas técnicas importantes a serem seguidas para a conquista de uma condução eficiente. Você sabe quais são?
- Mantenha a distância adequada dos demais veículos na estrada e fique atento à visão periférica do ambiente;
- A aceleração deve ser suave e gradual, para que o nível de combustível injetado no motor não ultrapasse o necessário para o funcionamento do veículo;
- Aproveite a inércia do veículo em situações onde há a necessidade de parar (como um sinal vermelho) para ir desacelerando sem precisar pisar fundo no freio;
- Sempre que possível, mantenha uma velocidade constante, evitando acelerações e frenagens bruscas.
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