Economizar combustível é pensar em otimização de frota

Economizar combustível é um recurso valioso para toda a operação!

Alta produtividade e gestão são a fórmula para ser sustentável ao longo do tempo. Por isso, o equilíbrio entre eficiência e economia faz diferença ao pensar em lucratividade.

Sendo assim, preparamos algumas dicas que te ajudarão a economizar combustível, mas, principalmente, entender o que realmente faz sua frota gastar mais.

Siga a leitura!

1. Economia de combustível com manutenção

Primeiramente, crie uma rotina de manutenção para sua frota, onde todos os veículos passem por revisões preventivas e regulares. Isso fará com que sua frota melhore toda a operação!

Além disso, incentive os motoristas a reportarem anomalias e, nas revisões, peça a equipe uma atenção especial aos sistemas ligados diretamente ao consumo.

Não só os sistemas de injeção de combustível devem ser checados, mas também toda a parte de sinalização, como: freios, filtro de combustível, exaustão, suspensão, filtro de ar, bateria etc.

2. Pneus e combustível andam juntos

Os pneus são parte essencial na operação!

Quando estão em boas condições, além de melhorar a segurança, garantem economia de combustível.

Nesse sentido, circular com pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo.

A dica? Sempre que possível e estiver sem carga, suspenda o eixo, por exemplo. Rodas no chão consomem mais energia gerando arrasto.

3. Excesso de carga gera consumo de combustível

Quanto mais carga, melhor? Não!

Apesar de ser um aspecto que poucos prestam atenção, o veículo com carga máxima ou superior ao planejado leva ao gasto excessivo de combustível.

Todo veículo é projetado para uma carga máxima levando em conta seu volume e sua potência.

Portanto, ignorar a carga útil faz com que ele trabalhe em condições de esforço excessivo, sobrecarregando outras estruturas.

Como resultado, o peso extra pode interferir no equilíbrio do veículo e causar graves acidentes. Além disso, o excesso de carga é prática ilegal e perigosa.

4. Não sobrecarregue seu veículo

Deixar o caminhão bem personalizado ou cheio de sistemas de monitoramento pode ter um custo alto. Ou seja, todo o excesso poderia ser substituído por um único computador de bordo consome energia e aumenta peso do caminhão.

Reduzir o arrasto da cabine e da carreta são formas eficientes de otimizar o consumo de combustível, além disso, ajuda na estabilidade do conjunto.

5. Economize combustível com planejamento de rota

Trânsito, estradas ruins, serras e morros desnecessários podem aumentar drasticamente o consumo de sua frota.

Planejar a distância, pontos de paradas, evitar estradas com buraco privilegiando as mais estáveis e possíveis gargalos no caminho faz com que sua viagem seja mais tranquila e com custo menor.

6. Evite o ponto morto

Outra atitude que prejudica suas tentativas de melhorar os quilômetros rodados com um litro é o uso da famosa “banguela”.

A tecnologia evoluiu e, atualmente, a maior parte dos carros possui injeção eletrônica. Sendo assim, a calibragem desse sistema já está adaptada para reduzir o combustível quando você tira o pé do acelerador.

Dessa forma, se você deixar o carro na “banguela”, ele interpretará que em breve será necessário acelerar de novo e injetará mais combustível.

7. Economia de combustível + conscientização e treinamento

Por mais avançada que estejam as tecnologias de monitoramento, o fator humano conta muito nas operações de transporte. Saber como economizar combustível é um exercício e um treinamento contínuo que exige repetição.

Manter toda a equipe focada na operação e alinhada com as metas da companhia ajudam a reduzir os custos da operação e a melhorar qualidade de vida dos envolvidos.