O termo “Internet of things” (internet das coisas, em português), também conhecido como IoT, tem se tornado um tópico cada vez mais recorrente no mundo online e fora dele. É uma tecnologia que não só tem o potencial de influenciar a forma como vivemos, mas também como trabalhamos.
Mas o que realmente é a IoT e qual o seu impacto no mundo e na vida das pessoas?
É sobre o que vamos falar no texto de hoje!
A tecnologia está mudando rapidamente a maneira como interagimos com o mundo à nossa volta. Com objetivo de atender as mais novas demandas dos consumidores, empresas estão desenvolvendo hoje produtos com interfaces tecnológicas que seriam inimagináveis há uma década.
Sistemas automatizados que acendem as luzes e aquecem o jantar ao perceber que você está retornando para casa, pulseiras e palmilhas inteligentes que compartilham o quanto você andou a pé ou de bicicleta ou sensores que avisam automaticamente aos fazendeiros quando um animal está doente ou prenhe. Todos esses exemplos são manifestações consideradas tecnologias inovadoras associadas ao conceito de internet das coisas.
Existem algumas divergências em relação ao conceito de IoT, não havendo, portanto, uma unanimidade. Mas de maneira geral, podemos dizer que a internet das coisas é um ambiente de objetos físicos interconectados, o que cria um ecossistema voltado para facilitar o cotidiano das pessoas.
A IoT pode ser resumida como uma interação entre computadores, sensores e objetos e como eles coletam e processam informações e dados. Esses objetos podem incluir eletrodomésticos, dispositivos móveis, veículos e outros tipos de estruturas.
Sim, estamos falando de um conceito de hiperconectividade!
Quer um exemplo ainda mais realista da utilização da IoT no mundo? Podemos citar as iniciativas voltadas para mobilidade inteligente.
A mobilidade inteligente é tornar o transporte mais conectado, mais eficiente e mais flexível. Desde o transporte de massa e serviços de compartilhamento de carros e bicicletas a carros particulares e veículos comerciais. A mobilidade inteligente ajuda as pessoas e os objetos a se movimentarem de maneira mais eficaz e eficiente, para que todos tenham uma melhor experiência em seu dia a dia.
É isso mesmo! A bicicleta daquele banco que você utiliza, tem tecnologia IoT. A inteligência artificial que você conversa e pede para tocar música? Sim. O patinete que você alugou recentemente também.
A internet das coisas é uma base para a colaboração e oferece uma maneira conveniente de reunir entidades dos setores público e privado, para que novos modelos de negócios possam surgir.
A globalização da internet e a adoção generalizada de smartphones e outros dispositivos móveis também contribui com a disseminação da IoT em serviços, produtos e soluções, já que muitas pessoas agora transportam ou usam dispositivos compatíveis com serviços orientados à internet das coisas.
Muita informação legal, né? Ao poucos você vai descobrindo esse universo da IoT aqui com a gente.
Fique atento aos nossos próximos posts e até logo!
Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos.