A tecnologia LoRa (abreviação de Long Range – longo alcance, em inglês) é uma forma de comunicação sem fio, que surgiu no contexto da Internet das Coisas (IoT) e possibilita uma comunicação de até 15 km em áreas rurais por meio de radiofrequência.
Embora o tipo de conexão seja semelhante ao Wi-Fi e Bluetooth, a rede LoRa não chegou para substituir outras tecnologias já existentes no mercado, são seus diferenciais que a tornaram extremamente relevante para dispositivos de internet das coisas: baixo consumo de bateria, que pode ter uma vida útil de até 10 anos; custo reduzido e o alcance de longas distâncias.
E quais os benefícios da tecnologia LoRa? Como ela pode ser usada? Quais as aplicações mais comuns?
A rede LoRa pode ser aplicada em diversas situações e localidades. Por exemplo, em ambientes urbanos, tem melhor resposta a estruturas (como prédios e casas) do que as redes Wi-Fi. Além disso, pode ser utilizada em ambientes rurais, lugares esses onde a rede de celular comumente conhecida não têm alcance na maioria das vezes.
Estamos falando de uma tecnologia extremamente útil para a agricultura, hospitais, cidades inteligentes e, principalmente, para a logística.
Hoje já é possível ver organizações focadas em produzir soluções que tornem as smart cities uma realidade. E a rede LoRa faz parte do processo desde atividades como o controle de iluminação pública até monitoramento ambiental, oferecendo relatórios de falhas de itens de infraestrutura da cidade e informações pertinentes para mudanças e melhorias estruturais. E não para por aqui!
Monitoramento ambiental
Justamente por ser um dispositivo que trabalha com longas distâncias, essa tecnologia é útil em situações de emergência. Como as baterias não precisam ser substituídas com frequência, sensores podem ser instalados em áreas remotas e de difícil acesso. Em caso de desastres naturais, por exemplo, se uma ponte provida desta tecnologia ficar submersa, sensores de pressão e umidade podem detectar a situação e transmitir as informações para uma central de monitoramento ambiental, que saberá o horário que ocorreu, intensidade dos estragos e ainda pode avisar à população sobre possíveis rotas de fuga alternativas.
Monitoramento de pessoas e residências
Além de estar presente em grandes empresas, eventos e serviços públicos, a tecnologia LoRa também está presente em produtos, incluindo localizadores de objetos, rastreadores de pessoas, sensores de movimento, identificador de fluxo de visitantes em tempo real, entre outros.
Controle de estradas e áreas
Sensores para medir a temperatura da estrada, identificação da quantidade de vagas livres no estacionamento e sanitários disponíveis, capacidade de lixeiras locais estão cheias etc. Tudo isso se torna possível com a rede LoRaWAN.
Em um contexto de hiperconectividade, no qual já vivemos, é natural que tecnologias desse nível se tornem populares e ajudem empresas, instituições públicas e a sociedade como um todo, tornando ainda mais real e factível o uso da Internet das Coisas.